O clima esquentou, os ânimos se exaltaram e, no fim das contas, quem
passou dos limites foi você, e o pior, com seu chefe. Se a situação já
não era fácil de se encarar, imagine agora, com os profissionais da área
de recursos humanos de olho nas suas atitudes? Tenso, não?
Diante disso, esperar por um milagre não seria o conselho mais
apropriado para um profissional nessa situação. Portanto, preste
atenção! Postergar qualquer conversa sobre o assunto é a última coisa a
ser feita. O ideal é que o profissional envolvido em um impasse como
esse procure a maneira mais apropriada de resolver tal questão. Como?
Conversando com as pessoas certas.
Peça ajuda
De acordo com a consultora de transição de carreira da De Bernt Entschev Human Capital, Ília Lima, a melhor dica neste momento é recorrer ao segmento de recursos humanos para esclarecer a situação, se redimir e pedir ajuda.
De acordo com a consultora de transição de carreira da De Bernt Entschev Human Capital, Ília Lima, a melhor dica neste momento é recorrer ao segmento de recursos humanos para esclarecer a situação, se redimir e pedir ajuda.
“Se a empresa possuir um RH focado no desenvolvimento de pessoas, é
neste setor que o profissional deve buscar esclarecimento. Lá, o
trabalhador poderá explicar as razões de sua atitude e aguardar uma
posição da área, que intermediará a questão, para evitar mais
conflitos”, informa.
Papo direto
Mas o que fazer, se a empresa não possuir um departamento de RH tão próximo e atuante? Bom, neste caso, a dica é tentar a sorte e falar diretamente com o superior envolvido no problema.
Mas o que fazer, se a empresa não possuir um departamento de RH tão próximo e atuante? Bom, neste caso, a dica é tentar a sorte e falar diretamente com o superior envolvido no problema.
“O colaborador deverá buscar um ambiente neutro para abordar seu
gestor e se preparar para ouvir o que ele poderá dizer – o que nem
sempre será agradável”, conta Ília.
Segundo ela, neste momento, os superiores costumam avaliar todo o
histórico de um contratado, desde seu desempenho profissional até sua
postura e, muitas vezes, eles apenas costumam 'perdoar' seus
funcionários justamente pela competência apresentada no trabalho e pela
falta de antecedentes.
“Um subordinado pode ser demitido se passar dos limites, a não ser
que seja muito competente no que faz. Neste caso, o chefe pode relevar
sua atitude, pois sabe que tem nas mãos uma pessoa que o atende bem
tecnicamente”, conta.
Temos como intuito
postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do
curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da
fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos
autorais.
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