segunda-feira, 4 de abril de 2011

SEMANA DE EMPREENDEDORISMO

O evento acadêmico do curso de Administração da FGF foi repleto de atividades para todos os gostos.

No primeiro dia de evento os alunos assistiram a duas palestras sobre empreendedorismo. Sendo a primeira ministrada pelo analista técnico do SEBRAE, Expedito Matos, que abordou as características e comportamentos do empreendedor. A segunda palestra do mestre em economia e consultor de empresa, Chico Moura, apresentou alguns casos de sucesso de empresas cearenses que ganharam mercado com suas ações empreendedoras.

As palestras: Portas Abertas e Desafio Sebrae fizeram parte da programação do segundo dia de evento. O palestrante Oriá Serpa Filho, consultor e gestor de projetos do SEBRAE, apresentou o projeto Portas Abertas que faz parte do Programa de Orientação ao Candidato à Empresário(Próprio). Em seu discurso, Oriá esclareceu que o SEBRAE tem vários cursos votados para pessoas que pretende montar o seu próprio negócio, entre eles, o curso Próprio.

Lucília Vieira, aluna do curso de Administração da UECE, explicou como será o Desafio Sebrae deste ano. O jogo permite que alunos universitários tenham o controle virtual de uma empresa e nela possa gerenciar os negócios e concorrer a prêmios. A temática de 2011 será uma empresa de veículos sustentáveis. Ano passado, os alunos do curso de Administração da FGF, Karla Juliana Pinheiro Melo e Lorscheider Araújo Soares, ficaram entre os dez melhores da final estadual.

DESFILE
O desfile de duas marcas de roupa de dois alunos do curso de Administração abriu o terceiro dia da Semana de Empreendedorismo. Após apresentarem suas confecções, os alunos contaram como usaram o conhecimento adquirido em sala na prática diária de suas empresas.

Ainda no terceiro dia, Alice Silva, coordenadora de Responsabilidade Social da Gerdau, falou como a referida empresa trabalha o tema social dentro do seu planejamento, além de ressaltar que ações de responsabilidade social resultam em deduções fiscais e geram pontos positivos tanto para as pessoas ajudadas nos projetos, como para própria empresa que reduz seus impostos.

Durante toda a semana, paralelo às atividades acontecidas no auditório, também foram apresentados painéis com estudo de casos feito por alunos e expostos na Galeria de Arte da faculdade. Membros da comunidade em torno do campus vieram comercializar seus produtos, como bijuterias, bolsas e roupas, no pátio da faculdade. E por fim, vários trabalhos foram apresentados em sala de aula, a exemplo, a palestra sobre “A utilização de blog como instrumento facilitador da interdisciplinaridade no curso de administração e de diagnóstico de problemáticas organizacionais”, proferida pelos professores Lúcio e Marília.

Os alunos Robson Lima, Denise Lopes e Rodrigo Goes comentaram e elogiaram a Semana, tendo em vista as várias temáticas que foram abordadas, desde as palestras do SEBRAE até os casos de sucesso dos próprios alunos da FGF.

Confira as fotos no 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com sua participação.Comente.