quarta-feira, 6 de abril de 2011

A difícil tarefa de reter talentos nas empresas brasileiras

A economia brasileira, que registrou um crescimento espetacular no ano passado, deve ter um desempenho muito bom também neste ano. Com o mercado aquecido, devem crescer ainda mais as demandas. Encontrar profissionais capacitados para atender a todas elas, no entanto, tem sido o maior desafio das empresas brasileiras.

Em muitos setores, a busca por profissionais especializados ou com competências específicas tem sido uma tarefa árdua. Atrair e reter os profissionais mais promissores, reduzir a margem de turn over organizacional em momentos de forte concorrência e ainda ter força para conquistar os talentos em potencial exige atenção de todos envolvidos na gestão, não só do RH.

De acordo com a Carrer Center, empresa especializada em desenvolvimento de carreiras, independentemente de programas sistemáticos e ferramentas sofisticadas para esse fim, maturidade para avaliar com rapidez os movimentos do mercado e capacidade de agir com eficácia na correta avaliação do capital humano disponível em uma organização e nas estratégias para potencializar esse contingente de talentos é fundamental.

Para alguns segmentos, acertar na hora de promover alguns novos gestores e, claro, nas novas contratações, é ponto crucial. Setores onde a demanda exige resposta rápida, ter a pessoa certa é questão de sobrevivência do negócio. O mercado financeiro, de infraestrutura, farmacêutico, de energia e outros que estão em fase de plena expansão e consolidação de operações, as ferramentas apoiadas em metodologias já testadas e de alta eficiência são aliados indispensáveis.

Fazer a melhor escolha, no menor tempo, com o menor risco nunca foi tão importante quanto agora.

Fonte: http://www.administradores.com.br
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com sua participação.Comente.