segunda-feira, 26 de maio de 2014

Conheça o cenário de contratações de executivos no 1º trimestre, segundo o PageGroup



Uma pesquisa realizada pela consultoria PageGroup apontou uma diminuição de 1,8% em relação à contratação de executivos no Brasil nos primeiros três meses de 2014. O estudo permite que seja feita uma análise de como o mercado se comportará durante todo o ano.

As contratações de gerentes apresentaram decréscimo de 6,4% nos três primeiros meses do ano em relação ao primeiro trimestre de 2013. Já as contratações de profissionais em níveis de suporte à gestão apresentaram aumento de 6,4%.

A diferença de contratação entre gerentes e profissionais mais operacionais, de acordo com Gil Van Delft, presidente do PageGroup no Brasil, se explica pelo fato de que a economia brasileira apresenta sinais de baixo crescimento, mas não de estagnação. “As empresas estão comprometidas com a demanda do mercado e estão contratando para garantir a competividade de seus negócios, porém não há grandes investimentos em novos projetos. Por essa razão, há menos oportunidades para profissionais de gestão”, explica.

Pré-carnaval
O PageGroup detectou uma disposição muito acima da média por parte das companhias brasileiras no mês de fevereiro, período em que o volume de contratações atingiram picos relevantes, em comparação ao mesmo mês do ano passado.

“O calendário influenciou a decisão das empresas. Com o carnaval acontecendo apenas em março, pressionadas mais adiante por Copa do Mundo e eleições gerais, muitas companhias anteciparam suas contratações para fevereiro, que neste ano foi atípico e totalmente produtivo, sem o carnaval”, afirma Van Delft.
As contratações de gerentes cresceram 52% em fevereiro, enquanto a demanda por profissionais de suporte à gestão cresceu 92%.
Setores que mais contrataram
Quando analisado o balanço de contratações pelo critério de área de atuação das empresas contratantes, notamos um aumento de 3,6% na contratação para a área de finanças. Os engenheiros seguem ainda com grande procura do mercado, registrando números altos em ambos os anos, como observado no gráfico abaixo.
Destaque para o crescimento da contratação de profissionais também para o setor de construção, que não figuravam entre os mais contratados no primeiro trimestre de 2013, mas constam como 14% dos gerentes contratados nos três primeiros meses de 2014.

Cenário para profissionais de suporte à gestão

Para as contratações de suporte à gestão, feitas pela Page Personnel, os cargos mais contratados são, respectivamente: Analista, Assistente, Estagiário e Coordenador, que corresponderam a 25% das contratações feitas pela unidade no primeiro trimestre de 2014. A contratação de analistas responde por 15,6% das contratações do primeiro trimestre.
Conduzindo processos especializados de recrutamento, a Page Personnel atendeu demandas de áreas de atuação diferentes neste ano, como o gráfico abaixo evidencia. Dos Analistas contratados em 2014, cerca de 37,5% deles, foram contratados pelas áreas de finanças, e 13,2% para a área de TI, que em 2013 contratou 27,2% dos analistas do primeiro quarter. Um dado interessante neste ano, é o recrutamento de 11% de analistas temporários, através da Page Interim, especializada neste tipo de contratação.

Mais da metade das oportunidades se concentram em São Paulo
De acordo com o levantamento, São Paulo é a cidade que mais demanda profissionais de média e alta gerência (Michael Page) no Brasil. 52% dos postos de trabalho preenchidos neste primeiro trimestre foram para atuar na capital paulista. Em segundo aparece aparecem empatados Rio de Janeiro e Recife, com 13% ambos.
Já em nível técnico e de suporte à gestão com a atuação da Page Personnel, os números de oportunidades em São Paulo são mais expressivos ainda. De acordo com os dados, 71% das vagas preenchidas foram para trabalhar na capital paulista. Em segundo lugar aparece a macrorregião de campinas, no interior do estado com 15%, seguido do Rio de Janeiro com 14% das oportunidades. 

Fonte: PageGroup

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com sua participação.Comente.

Postagens Recentes: