Marcado pelo planejamento estratégico de longo prazo, o mundo
corporativo atual exige uma visão de futuro cada vez mais acurada e de
maior alcance em relação ao estabelecimento de metas e previsão de
mudanças. Diante desta ótica, muitos cineastas, ainda que
despropositadamente, têm produzido muitos filmes comerciais que exploram
de maneira muito competente a temática relacionada ao mundo
corporativo.

O personagem de Tom Cruise, Vincent, um assassino de aluguel contratado
por um narcotraficante para matar cinco testemunhas, chega à cidade de
Los Angeles e entra no táxi do personagem de Jamie Foxx, Max. Vincent
tem um planejamento estratégico e um cronograma muito bem elaborado para
realizar sua tarefa, mas se vê obrigado a mudar seus planos quando Max
descobre que ele é um assassino.
O Planejamento Estratégico é observado no planejamento de Vincent, que
consistia em utilizar os serviços do taxista durante a noite toda,
visitar cinco lugares diferentes e executar as cinco testemunhas. Max
também planeja abrir uma empresa de limusines e, para isso, faz seu
planejamento pessoal que consiste em montar uma lista de clientes e
comprar os veículos.
A Administração do Tempo e a Logística são evidentes nos dois
personagens, pois Vincent tem um rígido cronograma a cumprir, está
sempre olhando no relógio e segue um plano criterioso em seu notebook,
visitando suas vítimas de forma racional e pré-estabelecida, enquanto
Max conhece todas as ruas da cidade e o sistema dos semáforos, o que lhe
permite calcular tempo e distâncias, reduzindo custos com recursos como
o tempo e combustível. Nessa mesma ótica, Max conduz uma advogada e lhe
oferece um caminho diferente para chegar ao destino em menor tempo,
otimizando este recurso.
Ética, Conflito de Valores e Administração de Conflitos se estabelecem
quando Max questiona os motivos de Vincent para matar aquelas pessoas, e
Vincent questiona os padrões morais de Max, que, apesar de se preocupar
com as vítimas, jamais se moveu de forma prática no sentido de combater
a violência e as causas de degradação da sociedade.
A Gestão da Mudança surge quando Vincent precisa alterar seus planos
quando Max descobre sua identidade assassina. Dessa maneira, Vincent
obriga Max a acompanhá-lo em todos os lugares e a permanecer dirigindo.
Max também é um agente da gestão da mudança, pois se vê envolvido numa
situação totalmente adversa e diferente do seu padrão normal de rotina,
tendo que administrar uma nova situação em sua vida.
A Questão Feminina no Trabalho surge quando Max conduz a advogada no
começo do filme e permite que ela fale a respeito de sua profissão e de
sua carreira e sua maneira de conduzi-la. Paralelo a isso, surge o
Workhaolismo, ou obsessão por trabalho, pois a advogada é uma
profissional movida pelo trabalho e conduz sua vida profissional em
detrimento da pessoal, o que fica evidente quando ela trabalha
arduamente até altas horas da madrugada.
A Execução de Tarefas aparece nos três personagens, Vincent, Max e a
advogada, pois a própria história do filme acontece em torno da execução
das atividades profissionais de cada um e a razão destes três
personagens protagonizarem a história consiste justamente em suas
profissões: um assassino profissional, um taxista e uma advogada. Por
fim, a questão do Assédio Moral surge quando Vincent obriga Max a
continuar dirigindo através do uso ameaças e da coerção. Aqui Vincent
não ameaça apenas a vida de Max, mas também a de seus entes queridos.
Diante de tudo isso, Colateral e também outros filmes comerciais
exploram temas de profunda importância para as organizações modernas.
Ainda que despretensiosamente, estes e outros temas fundamentais para as
áreas de gestão das organizações são explorados de maneira inteligente
nos filmes comerciais.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conto com sua participação.Comente.