sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Questões Empresariais no Filme Colateral

Marcado pelo planejamento estratégico de longo prazo, o mundo corporativo atual exige uma visão de futuro cada vez mais acurada e de maior alcance em relação ao estabelecimento de metas e previsão de mudanças. Diante desta ótica, muitos cineastas, ainda que despropositadamente, têm produzido muitos filmes comerciais que exploram de maneira muito competente a temática relacionada ao mundo corporativo.

Como exemplo, destaca-se o filme Colateral, com os atores Tom Cruise e Jamie Foxx nos papéis principais, que aborda temas cruciais como Planejamento Estratégico, Administração do Tempo, Logística, Ética, Conflito de Valores, Administração de Conflitos, Gestão da Mudança, Questão Feminina no Trabalho, Execução de Tarefas, Assédio Moral e Workhaolismo. 

O personagem de Tom Cruise, Vincent, um assassino de aluguel contratado por um narcotraficante para matar cinco testemunhas, chega à cidade de Los Angeles e entra no táxi do personagem de Jamie Foxx, Max. Vincent tem um planejamento estratégico e um cronograma muito bem elaborado para realizar sua tarefa, mas se vê obrigado a mudar seus planos quando Max descobre que ele é um assassino. 

O Planejamento Estratégico é observado no planejamento de Vincent, que consistia em utilizar os serviços do taxista durante a noite toda, visitar cinco lugares diferentes e executar as cinco testemunhas. Max também planeja abrir uma empresa de limusines e, para isso, faz seu planejamento pessoal que consiste em montar uma lista de clientes e comprar os veículos.


A Administração do Tempo e a Logística são evidentes nos dois personagens, pois Vincent tem um rígido cronograma a cumprir, está sempre olhando no relógio e segue um plano criterioso em seu notebook, visitando suas vítimas de forma racional e pré-estabelecida, enquanto Max conhece todas as ruas da cidade e o sistema dos semáforos, o que lhe permite calcular tempo e distâncias, reduzindo custos com recursos como o tempo e combustível. Nessa mesma ótica, Max conduz uma advogada e lhe oferece um caminho diferente para chegar ao destino em menor tempo, otimizando este recurso. 

Ética, Conflito de Valores e Administração de Conflitos se estabelecem quando Max questiona os motivos de Vincent para matar aquelas pessoas, e Vincent questiona os padrões morais de Max, que, apesar de se preocupar com as vítimas, jamais se moveu de forma prática no sentido de combater a violência e as causas de degradação da sociedade. 

A Gestão da Mudança surge quando Vincent precisa alterar seus planos quando Max descobre sua identidade assassina. Dessa maneira, Vincent obriga Max a acompanhá-lo em todos os lugares e a permanecer dirigindo. Max também é um agente da gestão da mudança, pois se vê envolvido numa situação totalmente adversa e diferente do seu padrão normal de rotina, tendo que administrar uma nova situação em sua vida. 

A Questão Feminina no Trabalho surge quando Max conduz a advogada no começo do filme e permite que ela fale a respeito de sua profissão e de sua carreira e sua maneira de conduzi-la. Paralelo a isso, surge o Workhaolismo, ou obsessão por trabalho, pois a advogada é uma profissional movida pelo trabalho e conduz sua vida profissional em detrimento da pessoal, o que fica evidente quando ela trabalha arduamente até altas horas da madrugada. 

A Execução de Tarefas aparece nos três personagens, Vincent, Max e a advogada, pois a própria história do filme acontece em torno da execução das atividades profissionais de cada um e a razão destes três personagens protagonizarem a história consiste justamente em suas profissões: um assassino profissional, um taxista e uma advogada. Por fim, a questão do Assédio Moral surge quando Vincent obriga Max a continuar dirigindo através do uso ameaças e da coerção. Aqui Vincent não ameaça apenas a vida de Max, mas também a de seus entes queridos.
 
Diante de tudo isso, Colateral e também outros filmes comerciais exploram temas de profunda importância para as organizações modernas. Ainda que despretensiosamente, estes e outros temas fundamentais para as áreas de gestão das organizações são explorados de maneira inteligente nos filmes comerciais.

Fonte:
  • Escrito por Michael Jullier Gama Alves , via Portal dos Administradores
  • Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Conto com sua participação.Comente.

    Postagens Recentes: