quarta-feira, 13 de julho de 2011

ALIs: Sebrae promove surgimento de nova profissão

"Estamos criando uma nova categoria profissional ao incentivarmos e capacitarmos agentes locais de inovação". A declaração é do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, ao assinalar que, a exemplo de países avançados, a instituição está investindo fortemente na formação desses "extensionistas urbanos" para atendimento direto aos empresários do segmento de pequeno porte. Os ALI, como são conhecidos, têm encontro nacional agendado para a nesta quarta-feira (13), em Porto de Galinhas (PE), a cerca de 60 km de Recife.


A perspectiva é de ampliação no número de ALI que atendem às micro e pequenas empresas em 25 estados. "Hoje são quase 450 e vamos alcançar a marca de mil ALI até o final de 2012", anuncia o diretor do Sebrae. Os agentes locais de inovação têm papel preponderante na transformação dos pequenos negócios, ao levarem soluções que ajudam empresários a aumentarem sua competitividade, para satisfazerem consumidores cada vez mais exigentes, bem informados e seletivos.


Uma parceria do Sebrae com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) investe na qualificação desses profissionais do Programa ALI. É uma iniciativa de cunho estratégico, que permite a jovens recém-formados, de nível superior, capacitação para atuarem como agentes de inovação junto aos empresários. "São profissionais que se tornam bolsistas do CNPq e contam com apoio de tutores para acompanhar o atendimento às empresas de pequeno porte, gerando o conteúdo necessário ao trabalho científico a ser apresentado ao final de até dois anos de atuação", explica Carlos Alberto.


Desafio da competição


Segundo Carlos Alberto dos Santos, o Sebrae está especialmente voltado para superar o desafio da competição cada vez mais acirrada de produtos e serviços nacionais e estrangeiros no mercado brasileiro. "E vamos avançar nesse processo, que garante uma experiência singular a esses jovens profissionais, uma vez que têm oportunidade de conhecerem de perto a realidade e necessidades dos pequenos negócios e de buscarem soluções junto às instituições de ciência e tecnologia para aprimorarem o processo produtivo das empresas atendidas", observa o diretor-técnico.


Cerca de 600 profissionais estarão em Porto de Galinhas para o 2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), organizado pelo Sebrae e CNPq. Na programação, palestras e oficinas com a apresentação de experiências modelos dos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco. "Eles têm o desafio de sensibilizar e mobilizar cada empresário no seu próprio empreendimento, de modo que incorporem a inovação no dia a dia dos pequenos negócios, para que estes tenham ganhos efetivos de qualidade, produtividade e sustentabilidade", enfatiza Carlos Alberto dos Santos.


Serviço


2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI)

De quarta-feira (13) a sexta-feira (15) – Porto de Galinhas/PE

Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com sua participação.Comente.