segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reajustes salariais devem ficar acima da inflação em 2011

A maior parte das empresas acredita que os reajustes salariais fiquem acima da inflação em 2011, segundo aponta pesquisa realizada pela Towers Watson.

De acordo com o levantamento, que ouviu 186 empresas dos segmentos de petróleo e gás, automotivo, alta tecnologia, farmacêutico, equipamentos médicos e hospitalares, químico e agronegócio, entre outros, a expectativa de alta é compartilhada por 54% das companhias.

Outras 44% estimam que os reajustes irão ao menos repor a inflação do período, enquanto somente 2% calculam aumentos abaixo da inflação.

Ganhos

De modo geral, para os acordos coletivos, dentre as empresas que esperam reajustes salariais acima da inflação, 59% acreditam em ganho real de até 2%. Já o restante (41%) prevê aumentos reais acima de 2%.
No caso dos reajustes indiividuais de salários, a expectativa é de que os ganhos fiquem na casa dos 2,7% para executivos e de 2,5% para os outros profissionais.

Bônus

Quando o assunto envolve valores de remuneração variável, o famoso bônus, as perspectivas também são positivas, já que apenas 3% das empresas esperam pagamentos inferiores aos praticados em 2010.
A maior parte, 44%, acredita que os ganhos variáveis serão equivalentes aos de 2010; 25% preveem que serão superiores e 28% não possuem estimativas.

2011

Caso a previsão de reajustes salariais acima da inflação para 2011 se confirme, o que irá se ver é a repetição de uma tendência que se verifica há cinco anos.

No período, de acordo com a pesquisa, os acordos coletivos garantiram aumentos reais entre 1% e 3% acima da inflação, com variações significativas entre as diversas categorias sindicais.
Fonte: Site Administradores
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com sua participação.Comente.